Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania Empresa Montadora de Eventos, Feiras, Congressos e Estandes em Goiania

60 DICAS PARA O EXPOSITOR

1- Todos os revendedores e contatos da empresa devem ser convidados a uma visita ao stand.
2- Em uma exposição internacional, a documentação em outras línguas é imprescindível. Ela deve abranger os aspectos técnicos e comerciais da empresa e de seus produtos...

INFORMAÇÕES PARA O EXPOSITOR QUE ESTARÁ NO STAND

3- Por que sua Companhia expõe? Para vender imediatamente? Estabelecer contatos? Obter o nome e endereço de visitantes não encontrados habitualmente?
4- Que oferece o Stand? Quais os novos produtos? Qual seu principal atrativo? Qual a documentação proposta? Quem é o técnico? Quem é o responsável
5- Qual a arrumação do stand? Onde telefonar? Como acomodar alguém para troca de ideias mais profundas? Onde estão os refrigerantes, bebidas, salgadinhos em geral?
6- Qual a apresentação do hall da exposição? Onde ficam os bancos? As escadas? Os elevadores? O Pronto Socorro? Os balcões de informações básicas e legais? Os achados e perdidos? Os toaletes?

O STAND

7- Manter pessoas de nível no stand: vendedor, técnico, diretor e presença feminina.
8- O stand é um ponto de vendas sem equivalente.
9- O stand não é território nem do comprador nem do vendedor: é um território neutro, uma "Terra De Ninguém".
10- O comprador chega livremente, num ambiente que estimula seus cinco sentidos.
11- Ele se encontra em um estado de espírito particular.
12- Para tal estado de espírito, deve haver um ambiente comercial adequado.
13- As etapas habituais da venda devem ser repensadas.

PREPARO FÍSICO

14- Descansar bem à noite: um dia inteiro em pé é sempre muito cansativo.
15- Mantenha aparência discreta e bem cuidada. Roupa confortável.
16- Use sempre o crachá. Os vendedores não identificáveis se confundem com os visitantes, ficando o stand com um ar de abandono.

FAZER COM QUE O VISITANTE PARE

17- Estudar o fluxo de visitantes.
18- Nunca se colocar na frente do ponto de atração do stand.
19- Acolher com gentileza. Mostrar que está satisfeito em falar com o visitante.
20- Manter uma atitude e uma postura que convidem o visitante a entrar em seu stand. Isto é menos simples do que parece.

CERTAS ATITUDES DESENCORAJAM IMEDIATAMENTE O VISITANTE

21- Não manter a postura de guarda que lá se encontra para afastar os visitantes (braços cruzados, expressão triste).
22- Não formar uma barreira, ou um grupo com os outros vendedores. O visitante hesitará, sob a impressão de estar interrompendo uma conversação particular.
23- Não se colocar bloqueando o acesso ao stand.

QUANDO O VISITANTE ENTRA NO STAND

24- Não "atacá-lo" precipitadamente. É incomodo para o visitante ser abordado imediatamente, o que lhe dá a sensação de ser o primeiro do dia. Deixe-o orientar-se e encontrar o seu centro de interesse.
25- Não "hesitar" contudo. Se o visitante sente que você procura o momento de o interpelar, você o obriga, na realidade, a solicitar sua intervenção.

26- Não se aproximar pelas costas. Abordá-lo de frente.
27- Não evitar o visitante, ou dar-lhe essa impressão. Seja aquele que inicia a conversa.
28- Banir o clássico: "Posso ser-lhe útil". Esta fórmula se traduz freqüentemente pela resposta negativa.
29- Existem expressões mais insinuantes, que evitam o corte imediato da conversa. (Já conhece este tipo de material? Utiliza este tipo de aparelho?)
30- Evitar-se prolixo no início da conversa. Tentar fazer com que o visitante fale.
31- Ao usar imediatamente vocabulário técnico, este pode aborrecer o visitante.

ASSIMILAR A IDENTIDADE DO VISITANTE

32- Tentar descobrir, o mais breve possível: nome, endereço, status. Um visitante pode ser um comprador, um intermediário, um curioso ou concorrente fazendo uma pesquisa.
33- O essencial é registrar por escrito a identidade de todas as pessoas contatadas.
34- Redigir claramente todas as informações.
35- Evitar escrevê-las em pedaços de papel velho.
36- Anotá-las em fichas apropriadas.
37- Anotar em local apropriado as entrevistas marcadas para conversações posteriores.

COLOCAR O VISITANTE EM CONTATO COM A PESSOA CERTA(diretor,técnico,etc)

38- Manter pessoas de nível no stand: vendedor, técnico, diretor e presença feminina.
39- Apresentá-lo pelo seu nome, explicando seu campo de interesse.
40- Se o especialista em questão não estiver livre para recebê-lo, distrair o visitante.
41- Ofereça-lhe um refrigerante e mostre-lhe as publicações da empresa, seu relatório anual ou uma brochura.
42- Evitar perda de tempo por parte dos dirigentes da empresa, apresentando-lhes visitantes sem interesse específico.
43- Os visitantes se dividem em três categorias: aqueles que se interessam, aqueles que não demonstram qualquer interesse e aqueles que hesitam. Esses últimos merecem um encorajamento.
44- Classifique mentalmente, de imediato, seu visitante.
45- Entre todos os visitantes há aqueles que merecem atenção limitada.
46- O cliente conhecido, o velho amigo.
47- O "Curioso".
48- O falante. Prever uma tática para desembaraçar-se deste (um telefonema inadiável).
49- O reclamador. O stand é o pior lugar para ouvir lamúrias dos clientes. Você saberá encaminhá-lo?
50- O "Espião". Não é nada fácil expulsar o tipo. Vigilância! Anotar todos os nomes e endereços.
51- O repórter e o fotógrafo da imprensa.Perguntar sempre o nome e o título da publicação.

E A EXPOSIÇÃO CONTINUA

52- Nunca subestimar a fadiga acumulada ao ficar de pé.
53- Saia do stand para suas refeições. Se possÍvel, sair do "hall" para mudar de ares.
54- Nunca, entretanto, deixar o stand sem avisar o responsável ou substituto.
55- Durante toda a exposição evitar que o stand tome um ar de negligência. Expositores cansados e desinteressados, lendo ou fazendo "palavras cruzadas", com copos usados espalhados, cinzeiros cheios, objetos abandonados, fichas de identificação expostas aos olhos dos outros visitantes (ou concorrentes...).

A PROPÓSITO DO MATERIAL PROMOCIONAL

56- Não apresentar os folhetos e brochuras em formas geométricas de tal forma que o visitante não ouse desarrumar tão bela ordem.
57- Lembrar que as exposições atraem os colecionadores de brochuras ("quero somente os prospectos"). Assegurar-se de que a documentação seja posta em boas mãos.
58- Certas brochuras de qualidade superior, e portanto, de custo elevado, serão mais úteis se enviadas diretamente aos interessados do que distribuídos livremente no stand.

E PARA CONCLUIR

59- Cada minuto de conversação, cada resposta, cada gesto de hospitalidade deve produzir um dos seguintes resultados: um pedido assinado, uma entrevista após a exposição ou o endereço de um novo contato.
60- É importante guardar em mente que a feira é somente o início de uma estratégia comercial duradoura, cujo objetivo é transformar os contatos em contatos de vendas.